Tecnologia

Coréia do Sul é sociedade 'supertecnológica'

 

Avanços levaram Coréia à seleta lista de países com PIB superior a US$ 1 trilhão.

Jovens assistindo à televisão pelo celular, telões de plasma espalhados por todos os lados, carros com sistema de navegação por satélite e até uma multidão de viciados em games - mais de 300 mil pessoas. Para o bem e para o mal a tecnologia já dominou a vida dos 49 milhões de sul-coreanos. 

O desenvolvimento da indústria de novas tecnologias veio na esteira do impressionante crescimento econômico do país. Em pouco mais de 30 anos, a Coréia do Sul deixou de ser um país subdesenvolvido e se transformou num dos chamados "Tigres Asiáticos".

 A República da Coréia, ou 
simplesmente Coréia do Sul, é um paradoxo da tecnologia. Ao mesmo tempo em que o país é o mais avançado do mundo em telefonia celular, monitores e telas de todos os tipos, outros tipos de equipamentos eletrônicos e de informática não são de última geração. Os computadores estão toda parte e de fácil acesso, desde a capital (Seul) até as áreas rurais do país, mas, do ponto de vista técnico, não são máquinas tão avançadas como as que existem no Japão ou Estados Unidos
É na Coréia do Sul onde são fabricados os mais avançados telefones celulares e monitores de cristal líquido e de plasma. Dotada com uma malha de fibra ótica bastante avançada, a internet na Coréia tornou–se algo tão intrínseco à população que, sem ela, o país simplesmente pára no tempo. Exagero? Basta dizer que 80% de todas as conexões coreanas são em banda larga, até mesmo na área rural.
 

Livros ganham tratamento tridimensional na Coreia do Sul


- Livros com "pop-ups" que saltam das páginas são ultrapassados: cientistas sul-coreanos desenvolveram uma tecnologia tridimensional para livros que leva os personagens a literalmente saltarem das páginas.
A popularidade do entretenimento 3D vem sendo incentivada por uma leva de filmes recentes, incluindo o blockbuster de ficção científica "Avatar" e "Alice no País das Maravilhas".

Várias empresas estão oferecendo televisores 3D, e um console de videogames em 3D será lançado em breve.

No Instituto Gwangju de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul, pesquisadores usaram tecnologia 3D para animar dois livros infantis de contos folclóricos coreanos, com dragões que se contorcem e heróis que saltam sobre montanhas.

As imagens nos livros têm dispositivos que desencadeiam a animação em 3D para leitores que estiverem usando óculos especiais de tela de computador. Quando o leitor lê o livro e o movimenta, a animação 3D se movimenta de acordo.

"Levamos mais ou menos três anos para desenvolver o software para isto", disse Kim Sang-cheol, líder da equipe responsável pelo projeto.

Kim disse que a tecnologia poderá ser usada para qualquer tipo de livro. Ele prevê que, com o tempo, ela seja empregada com imagens exibidas por smartphones ou em museus para intensificar a visão dos objetos expostos.

Mas quem estiver esperando para ler livros tridimensionais talvez precise ter paciência.

"Vai levar algum tempo para esta tecnologia ser oferecida ao público em geral", disse Kim. Ele não soube avaliar o preço eventual, mas acha que será algo suficientemente acessível para poder ser oferecido ao mercado.




COREIA DO SUL: ESCRAVOS DA TECNOLOGIA

    Sul-coreanos passam em média 8 horas por dia usando a internet ou outro tipo de tecnologia digital, sobretudo telemóveis.
    De acordo com um inquérito feito a 520 utentes de tecnologia digital, feito pelo Instituto do Desenvolvimento da Informação Tecnológica, os coreanos passam em média 8 horas e 20 minutos por dia      usando a internet ou outro tecnologia digital. Ou seja, 50.6% das 24 horas diárias, excluindo as actividades básicas como comer e dormir.







Coréia do Sul desenvolve uniforme militar de alta tecnologia


Isso que você vê na foto acima é um uniforme militar de alta tecnologia que a Coréia do Sul pretende entregar para seus soldados das forças armadas no próximo ano. Algumas de suas características são: transmissão de vídeo, GPS com reconhecimento de voz e uma mochila com identificação e localização.
Quanto a sua blindagem, o traje oferece proteção contra armas nucleares, biológicas e ataques químicos, enquanto que o soldado estará armado com um rifle calibre 5,56mm, que lança granadas e possui mira laser.